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Showing posts from September, 2007

as cartas secretas de Vanderlei Tomás. ( 1925-1956)

À Angélica, As asas de minha primeira concubina. O quanto eu não chorei pelos outros! Seguindo meus próprios passos tortos; No meio dessa zoeira E da minha tremedeira; desculpa Eu encontrei você, eu finalmente encontrei você Dama da areia, a mais linda sereia. Lindo é teu mar! Que com sardas e queixo Fez-me querer o teu beijo Sem pudor e com desejo Eu te amei E o teu calcanhar Que em breve vai alçar Um vôo para longe de mim És minha, querida, sem fim! Adeus. Vanderlei Tomás

quando tinha 16 e não transava

A arte contemporânea se encontra paralisada por duas vertentes: A arte conceitual e o experimentalismo. A obra de arte que por natureza mostra o universal e pode ser apreciada por qualquer um se encontra hiper intelectualizada por um lado, ou simplesmente não desenvolvida de outra. A arte conceitual busca a ilustração de conceitos por meio da arte.Com esta primazia do conceito duas coisas acontecem: a) A obra não mais mostra o universal, mas sim um conceito e b) A obra deixam de ser autocontida é necessário ir alem dela para a explicar. Assim sendo, é impossível avaliar a obra pela obra e logo toda a técnica formal é deixada de lado e um ambiente de amadorismo surge. Dois exemplos práticos disto: a) A proliferação de materiais e objetos usados na arte para melhorar retratar os conceitos junto com a falta de desenvolvimento dessas técnicas de modo a permitir que elas possam criar um universo amplo de imagens e b) a presença de longos textos explicativos presentes na exposição

O Mal Experimental

O experimentalismo é parte do processo criativo de todas as artes. Nas artes visuais isso se dá como esboços de figuras, testes de cores, luz. No teatro se dá como a “primeira impressão” que o ator tem do tema há ser abordado, o diretor o guia através de exercício de conscientização corporal, e uma catarse em relação ao arquétipo do personagem. Assim a experimentação permite o aprimoramento técnico da obra por tentativas sucessivas de desobjetivação do referente. Mas se o experimentalismo fosse apenas isso, não haveria razão para esse artigo. O Modernismo abriu um imenso leque de exploração artístico, tanto de teoria como de técnica. O que realmente importa na obra moderna é que a mensagem seja passada, a forma é aleatória. Isso criou condições para que o Experimentalismo pudesse deixar de ser mera parte do processo criativo para englobar a criação em si prescrevendo estilo, teoria e técnica. Um conceito moderno do Experime

ui

Saiu um post em uma revista digital, Dephot. Visitem! tema desse mês: sonhos http://www.dephot.com.br/revista

karamázovi

Rua Nevski fica em São Petesburgo, onde nos cantos das calçadas, ao lado, tem um musgo preto provavelmente, resultado da Grande inundação de 1699, este qual é culpado de uma infecção bacteriana em 1756. Sendo a rua mais importante de toda Rússia, uma capital moderna se comparada a Moscou, lugar dos místicos de membros enormes. Isso não cabia mais em lojas de artefatos que vendiam o mundo em suas prateleiras. Cafés da Arábia, com baba de camelo e grãos de areia, os mais belos fumos - indianos, do Rio da Prata, africanos. Os carros passavam por lá como transeuntes. Em qualquer outra parte desse país de dimensões continentais, era coisa para ser visto não mais que uma vez em toda a vida. Descendo a Nevski, conversando com ela, admirando os inúmeros dejetos sobre ela lançados. Como eram diversas. Papeis de biscoitos suíços, garrafas de vodka, um pombo morte, esbugalhado por algum carro. As luzes eram acessas pontualmente Às cinco, como esbanjam claridade, era tão grande que mesmo estando

apartamento 168

Eram pontualmente quinze para as duas da tarde, quando adentrou a em seu apartamento e viu à sua frente a mesa do almoço; nela sentada sua esposa - de longa data, iria fazer 20 anos de casado em 6 meses -, impaciente, entediada. A comida era a mesma; mas, que parecia um tanto sem sal, havia uma semana que a empregada havia se demitido e era agora sua esposa, Dona Zuleica que havia tomado a cozinha. Durante o almoço, não houve nenhuma conversa, apenas o tilintar dos talheres. Falou timidamente que havia um rapaz no escritório que lhe fazia pena e que por não terem filhos, o pedido do rapaz ativou seu instinto paterno e ele havia aceitado ser o padrinho de casamento com uma mulher, que também trabalhava no Advogados e Associados, Carmem , a moça do Departamento pessoal. Silvinho o nome do rapaz, magro que só, com um belo bigode ralo e olhos saltado, com a roupa frouxa no corpo, eram um coitado, todos viram. Então passou a tratá-los como filhos, e de aprontar todos os preparativos: para