quando tinha 16 e não transava

A arte contemporânea se encontra paralisada por duas vertentes: A arte conceitual e o experimentalismo. A obra de arte que por natureza mostra o universal e pode ser apreciada por qualquer um se encontra hiper intelectualizada por um lado, ou simplesmente não desenvolvida de outra.

A arte conceitual busca a ilustração de conceitos por meio da arte.Com esta primazia do conceito duas coisas acontecem: a) A obra não mais mostra o universal, mas sim um conceito e b) A obra deixam de ser autocontida é necessário ir alem dela para a explicar. Assim sendo, é impossível avaliar a obra pela obra e logo toda a técnica formal é deixada de lado e um ambiente de amadorismo surge.

Dois exemplos práticos disto: a) A proliferação de materiais e objetos usados na arte para melhorar retratar os conceitos junto com a falta de desenvolvimento dessas técnicas de modo a permitir que elas possam criar um universo amplo de imagens e b) a presença de longos textos explicativos presentes na exposição que explicam e especificam a obra de arte.

O experimentalismo por sua vez consiste na elaboração de atos espontâneos, idéias não formalizadas teoricamente, o que torna a obra um limbo criativo. Esta tendência não desenvolve o que é fundado nestas obras se tornando uma sucessão enorme de possíveis começos para a arte nunca levando adiante por meio do registro e expansão da teoria estética. È impedido a formação de uma linguagem para o universal e assim o desenvolvimento de sua apresentação.

Para melhor explorar o impasse das artes, vale a pena investigar uma outra época: O fim do Romantismo. O Romantismo havia se saturado, as suas formas haviam se estagnadas e petrificadas, havia um ambiente de amadorismo onde a arte se tornou mera questão de repetição de temas batidos.

Contra esta repetição surgiram as escolas da época realista: Realismo, Naturalismo, Parnasianismo. O Parnasianismo mais especificamente se contrapôs de tal forma a desvalorizar por total o conteúdo a fim de valorizar em extremo a técnica formal assim indo contra o amadorismo. Entretanto por seu desprezo pelo conteúdo ele perdeu a relação da arte com o universal o mantendo ligado ao especifico, aos objetos.

Por fim, o simbolismo surgiu, ainda que mal apreciada durante sua contemporaneidade, e ele reuniu juntos a técnica formal e o conteúdo finalmente revertendo por completo a saturação romântica e propondo novos inícios e possibilidades para a arte. È necessário hoje reavivar a arte de sua saturação conceitual e sua histeria experimental por meio de um novo pensamento artístico. É preciso pensar-salvar a arte.

Comments

Popular posts from this blog

2 0 0 9 20 0 8 0 6 crisanta

Seiva Bruta

VoltaatloVoltaatloVoltaatloVVoltaatloVoltaatloVoltaatloVVoltaatloVoltaatloVoltaatloV